Psicodélico: Parlamento reverencia os 50 anos da UDV - Download do Livro !

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Parlamento reverencia os 50 anos da UDV - Download do Livro !

Edson Lodi*

Dentre as relevantes homenagens prestadas ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal no transcorrer de seu cinquentenário, uma merece destaque por sua abrangência institucional: a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 11 de julho de 2011.
Nesse sentido, o Deputado Wolney Queiroz, Conselheiro no Núcleo Mouraiá (Caruaru-PE), um dos proponentes da sessão solene, achou por bem registrar em livro os discursos pronunciados naquela ocasião, além de artigos diversos referentes a esse aniversário, bem como um histórico das homenagens que a União do Vegetal recebeu das Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, de cidades e estados espalhados por quase todo o território nacional.
Na apresentação do livro, o autor – que custeou a obra com recursos próprios – ressalta que a publicação tem para ele um significado especial: “conjuga dois pontos vitais da minha vida: trabalho e religião. Sou sócio da União do Vegetal há 23 anos e cumpro meu 4o mandato como deputado federal pelo Estado de Pernambuco. Tenho visto, desde que cheguei, o incansável trabalho dos que fazem a UDV pelo reconhecimento dos poderes constituídos. Nas palavras de Mestre Gabriel havia um alerta importante, que soa como um mantra: ‘a União do Vegetal deve obter o apoio das autoridades para que consiga alcançar seus objetivos’. E esse apoio tem sido buscado desde os primórdios da UDV”.
Destacam-se, dentre os textos reunidos para esse registro, dois oportunos artigos, de dois jornalistas e também mestres na UDV – Uma obra universal, de Ruy Fabiano, e A UDV desperta para a sociedade brasileira, de James Allen. O primeiro, após historiar as lutas e percalços que se sucederam no processo de institucionalização do Centro, chega à inescapável conclusão de que “não há como desconhecer que algo mais que o esforço humano vem conduzindo e orientando a expansão dessa obra pelo mundo”. Ressalta, ainda, a importância do reconhecimento oficial prestado à religião, pois “permite que um número muito maior de pessoas tenha conhecimento e acesso, com segurança, aos benefícios de sua doutrina e Revelação”.
Por sua vez, o artigo de James Allen (Post Anterior) – que já ocupou o cargo de presidente da instituição – anota uma interessante coincidência. Em 11 de julho de 1971, um líder religioso em Porto Velho, em um culto público, fez duras críticas à União do Vegetal. Esse fato ensejou a publicação de uma carta, chamada Velando Enquanto Dorme, em que Mestre Gabriel faz a defesa da nova religião, lembrando que “enquanto a União do Vegetal dorme, os inocentes, sem conhecer sua doutrina espiritual e religiosa, falam contra ela”. E então, em 11 de julho de 2011 – há exatos 40 anos daquele acontecimento –, novamente a União do Vegetal é objeto de manifestação pública; desta vez, na forma de uma sessão solene da Câmara dos Deputados, especialmente realizada em sua homenagem, em reconhecimento à seriedade de seu trabalho. Após traçar um breve histórico da trajetória institucional da UDV, o articulista conclui: “Eis que a União do Vegetal acorda aos olhos da sociedade brasileira. E, agora, homens de bem sobem às tribunas do Poder Legislativo federal estadual e municipal para reverberar por toda a Nação as virtudes dessa sociedade que veio para ficar e continuar sua missão, anunciada no longínquo 1971, nas páginas hoje amareladas do jornal O Guaporé: formar ‘homens que buscam o Caminho da Consciência, que é o Supremo Jesus’.”
O livro é ilustrado com fotografias diversas, algumas registrando momentos repletos de simbolismo – M. Pequenina fazendo a entrega da bandeira da UDV à deputada Perpétua Almeida; o comparecimento maciço da irmandade da UDV à solenidade, enchendo plenário e galerias, de uma forma tal que chamou a atenção de deputados e funcionários da Casa.
Trata-se de documento de inestimável valor. Editado sob a chancela da Câmara dos Deputados, será de grande utilidade na continuidade do processo de institucionalização da UDV.
A presente edição tem tiragem limitada, e a cada núcleo da União do Vegetal serão doados dois exemplares, que ficarão sob a guarda do Departamento de Memória e Documentação dos núcleos. Assegura-se, assim, seu acesso a todos os associados que desejem conhecê-lo. E para maximizar seu alcance, possibilitando sua leitura e impressão por mais pessoas, o autor autorizou a publicação, pela Diretoria Geral, de uma versão digital no Blog da UDV. Para acessar o livro, clique aqui.
“A União do Vegetal é para todos” (Mestre Gabriel).
Boa leitura!
*Mestre e escritor.

Nenhum comentário: