Psicodélico: UFSC descobre componente da maconha capaz de ajudar na superação de traumas psicológicos

quarta-feira, 6 de julho de 2011

UFSC descobre componente da maconha capaz de ajudar na superação de traumas psicológicos




Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que a maconha pode ajudar pacientes em tratamento psicológico. A descoberta, feita pelo departamento de Farmacologia do Centro de Ciências Biológicas, apontou o canabidiol como aliado para diminuir ansiedade causada por experiências traumáticas.

Os pesquisadores utilizaram animais para chegar à conclusão: eles simularam uma situação traumática através de choque moderado nas patas. Depois, os pesquisadores os colocavam no mesmo ambiente e registravam os sinais de medo, caracterizado por imobilidade. Segundo o coordenador dos estudos, professor Reinaldo Takahashi, é semelhante ao trauma de uma pessoa que foi assaltada em um lugar e fica com medo sempre que passa pelo mesmo local.

O uso do canabidiol seria utilizado para aliviar a ansiedade durante o tratamento chamado terapia de exposição — de voltar ao mesmo ambiente que gerou o trauma até o local deixar de ser ameaçador. Os efeitos, segundo o professor, são mais prolongados e eficientes com a substância.

Os medicamentos utilizados hoje têm grandes efeitos colaterais como dependência, sonolência excessiva, piora da memória, tonturas e zumbidos. Além disso, utilizando apenas o canabidiol, não haveria os efeitos típicos da maconha, como falhas na memória recente, taquicardia, boca seca, incoordenação motora, agitação e tosse.


Fonte: Blog ASMA

Nenhum comentário: