Psicodélico: Pai do psicodelismo viaja por suas memórias

quinta-feira, 17 de março de 2011

Pai do psicodelismo viaja por suas memórias


"Em quatro horas, à beira da piscina em Cuernavaca, aprendi mais sobre a mente, o cérebro e suas estruturas, do que nos 15 anos como psicólogo dedicado". A confissão é de Timothy Leary após uma de suas viagens reveladoras com Cogumelos Alucinógenos no interior do México, e está no livro Flashback - Surfando no Caos, sua autobiografia. Ótima dica de leitura para quem se interessa por assuntos relacionados a expansão da consciência e contracultura.

Aos 76 anos, em maio, de 1996, Timothy Leary faleceu e deixara de ser um dos inimigos número 1 da América. Nos 15 anos seguintes, Leary passaria de um eminente professor de Harvard a um ícone da contracultura, paparicado por estrelas do rock e cinema, culminando por se tornar o mais ilustre nome na lista do mais procurados do FBI.

Flashback foi publicado originalmente em 1983 e é um poderoso livro detalhado da vida de Timothy Leary e suas sessões terapêuticas com os mais variados psicoativos da época. Apesar das mais de 500 páginas, Leary faz uma belíssima narração. Além do que o interesse pela expansão da consciência que pregava e difundia, atraia não apenas alunos de Harvard, mas nomes famosos que vão de ídolos de Hollywood (Cary Grant, Marilyn Monroe, Peter Fonda), à geração beatnik (Allen Ginsberg, Jack Kerouac, William Burrough, Neal Cassady, Ken Kesey), astros da música (Charles Mingus, Bob Dylan, Grateful Dead, John Lennon) e políticos subversivos dos 60 (Abbie Hoffman, Jerry Rubin, o grupo guerrilheiro Weathermen).

Os pontos mais interessantes no livro são falam sobre as sessões com drogas psicodélicas em detentos, conclusões sobre as centenas de viagens lisérgicas feitas com seus alunos e a arapuca armada pela CIA na fronteira com o México, na qual foi detidos portando algumas gramas de maconha.

Recomendo!

Nenhum comentário: