Psicodélico: Terapia psicadélica para enfrentar a morte

sábado, 11 de dezembro de 2010

Terapia psicadélica para enfrentar a morte

Terapia psicadélica para enfrentar a morte Os benefícios do uso de substâncias alucinogénias em diferentes formas de psicoterapia tornam-se cada vez mais evidentes. Actualmente decorrem vários estudos em que pacientes de cancro em fase terminal estão a ser tratados com psilocibina. Segundo os pesquisadores, a psilocibina pode conseguir numa sessão de terapia o que de outro modo pode demorar meses ou anos a acontecer, tempo que alguns dos pacientes podem não ter.

Em estudos recentes, o psiquiatra Charles Grob do Harbor-UCLA Medical Center de Los Angeles, descobriu provas de redução de ansiedade e melhoria da disposição e qualidade de vida, e uma indicação de que estes benefícios continuaram durante vários meses.

Segundo Stephen Ross, que dirige o estudo da New York University, os médicos não têm procedimentos padrão para tratarem o sofrimento psicológico de pacientes em fase terminal, e esta ansiedade é frequentemente ignorada.
“No ponto de vista médico somos bons a salvar vidas”, afirmou Ross. “Mas ainda não aprendemos a arte de ajudar os pacientes a enfrentarem a morte”.
Os pacientes tratados com psilocibina “comunicam com partes mais profundas da sua psique, com as quais normalmente não comunicariam”, disse Ross. “São capazes de fazer ligações que normalmente não fariam”.

Lê o artigo integral (em inglês)aqui.

Nenhum comentário: