Psicodélico: Ecstasy pode ajudar pacientes com TEPT

sábado, 11 de dezembro de 2010

Ecstasy pode ajudar pacientes com TEPT

Ecstasy pode ajudar pacientes com TEPT Estudos preliminares mostram que o MDMA (ou ecstasy) pode ter um papel no tratamento do transtorno por estresse pós-traumático (TEPT), quando usado em conjunto com terapia intensiva e num ambiente rigorosamente controlado. Ao ser usado deste modo, o MDMA foi tão eficaz que 80% dos participantes obtiveram a resolução dos seus sintomas de TEPT após o período de provação.

Antes da sua classificação como droga de escala 1 nos Estados Unidos em 1985, o MDMA era usado frequentemente como adjunto para a psicoterapia em geral, devido aos relatórios que afirmavam que podia temporariamente «diminuir a sensação de medo enquanto mantendo um estado de consciência alerta e clareza mental».

Para o estudo patrocinado pela MAPS, foram recrutados 20 pacientes maiores de 21 anos com TEPT crónico, e foram-lhes receitadas cápsulas de MDMA ou cápsulas com uma substância placebo, durante duas «sessões experimentais de psicoterapia» de 8 horas.

80% dos participantes que tomaram MDMA deixaram de estar classificados com TEPT após 2 meses. Após 2 meses, os participantes do «grupo placebo» receberam a droga em estudo. 7 ou 8 deles optaram por adicionar o MDMA, e os resultados foram tão bons como os das suas contrapartes que tomaram a medicação inicialmente.

Outro estudo recentemente aprovado focará em veteranos dos Estados Unidos com TEPT relacionado com a guerra.

Lê um artigo mais detalhado (em inglês) em ScienceDaily.

Nenhum comentário: