Psicodélico: Revolução Psicodélica.

domingo, 30 de agosto de 2009

Revolução Psicodélica.

Fico cada dia mais feliz com o caminho fértil do que o Elíade chamou de "técnicas arcaicas do êxtase ", cada dia mais em destaque no nosso dias. Algumas pessoas irão dizer que isso é ruim, mas não concordo, pois desde as incursões às selvas amazônicas dos botânicos, do William Burroughs na década de 60 que culminou no seu livro Cartas do Yage, a comunidade científca e acadêmica tem demostrando um crescente interesse pelo assunto.

Não é a toa que no Brasil foram lançados livros como O Uso Ritual da Ayahuasca [The Ritual Use of Ayahuasca], de Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo, A Reinvenção do Uso da Ayahuasca nos centros urbanos [The Reinvention of the use of Ayahuasca in Urban Centers], de Beatriz Caiuby Labate e O Uso Ritual das Plantas de Poder [The Ritual use of plants of power], de Beatriz Caiuby Labate e Sandra Lucia Goulart, são livros com mais de 500 páginas cada um, com acadêmicos da área de Ciências Sociais, Etnologia, Antropologia, História, de vários países. Isso é importante que seja falado que foram livros lançados no Brasil, onde não temos uma cultura de leitura. Isso mostra também que o meio Acadêmico está prestando atenção a esse estudo.

Podemos ter uma idéia de interesse que esse tema tinha na antiguidade, quando consideramos a celebração quase ininterrupta dos cultos de Eleusis durante 2.400 anos.

As plantas psicoativas foram o “Elo Perdido” como diz o Terence Mckenna e deverá passar por uma nova revolução neste século, chamada pelos esotéricos de Nova Era ou Era de Aquário. As revelações espirituais que o uso de plantas psicoativas nos deram no passado, ainda são reveladoras no dia de hoje. Elas foram o ponta-pé inicial da sociedade que conhecemos hoje e é minha esperança de dias melhores no futuro. Hoje as plantas psicoativas dizem a mesma mensagem de milênios atrás, isso em si é fascinante, porque ainda buscamos essas mensagens nos dias de hoje. Isso é válido tanto para as técnicas xamânicas tradicionais quanto para as religiões enteógenas, dos quais o Culto do Santo Daime e da UDV no Brasil, da Iboga no Gabão e do Peiote nos EUA são os maiores expoentes.

Eu acredito que temos um futuro mais nobre, e com a ajuda das plantas, nossas irmãs de evolução, acredito em um Revolução, mas não uma revolução armada, uma evolução baseada na alteração da consciência. Uma alteração elevada da consciência baseada na ética e no companheirismo. A utilização de plantas psicoativa em contexto apropriado, produz uma expansão da consciência e uma experiência de cunho eminentemente místico. Acredito sim que isso pode ser vivido no dia a dia das pessoas, na nossa vida cotidiana.

A nossa vida não foi pautada no exemplo da vida xamânica porque tivemos um fato histórico que contribuiu tanto para a nossa decadência quanto para nossa ignorância e pelo fatos de nos tornarmos violentos e sem coração, foi a ascenção do Catoliscismo. Não digo que isso tenha sido culpa da existência de Jesus, mas a ascenção do catolicismo, na verdade da Santa Igreja Católica, fez com quê víssemos o mundo de outro jeito, tivemos que ir nas Igrejas e confessar seus pecados para entrar no reino de Deus, quando na verdade o contato Direto com reinos de Deuses se dá com o uso de plantas psicoativas. Ora depois da ascenção da Igreja Católica tivemos um intermediador entre nós e Deus – Jesus Cristo, mas na real verdade não precisamos deste intermediário, temos as plantas psicoativas e Deus dentro de nós.

A igreja Católica simplesmente destruiu todos os cultos enteógenos nas Américas com seu propósito de catequizar os ignorantes, quem era na verdade os ignorantes ?!?! Quem realmente era para ser catequizados ?

Acredito em uma Revolução Psicodélica através de uso de plantas psicoativas, isso é possível sim e não uma utopia.

L.C.Albuquerque

2 comentários:

Davily disse...

Creio que a psicodelia nos dá a independência religiosa, assim como você diz "Deus está dentro de nós"

Davily disse...

Creio que a psicodelia nos dá a independência religiosa, assim como você diz "Deus está dentro de nós"